Imagem capa - 6 Dicas importantes para organizar um casamento na praia por Rafael Figueiró
Para noivas

6 Dicas importantes para organizar um casamento na praia


Organizar um casamento na praia, não é uma tarefa fácil, o cuidado e planejamento precisam ser minuciosos e redobrados, já que precisam ser considerados época do ano, deslocamento e hospedagem para os convidados, e principalmente as condições climáticas, além do que é preciso para todos os casamentos que é a escolha dos fornecedores.

Vou enumerar aqui algumas dicas simples, mas que ajudarão e muito na organização de um casamento na praia:



Previsão do tempo (Clima)

É sempre muito bem vindo, quando a casa ou o local da festa possua áreas cobertas, para que seu casamento possa dispor de um "plano de chuva" ou o Famoso "plano B". Caso o local não possua áreas cobertas, é bom pensar em providenciar alguma cobertura armada. Em se tratando de praia, podem ser utilizadas cobertas tipo "tenda", daquelas que formam um cone branco, ou toldos, preferencialmente daqueles de material transparente, que não atrapalham tanto o visual de coqueiros, areia e mar de um cenário típico praiano.



Horário de início da cerimônia

Vale ressaltar que é necessário muita atenção com o horário previsto para o início da cerimônia, pois quando se casa em praia, em especial no final da tarde, espera-se que aquela luz amarelada do sol faça parte da celebração, isso dá um toque todo especial as fotos durante e após a cerimônia. Vale lembrar que durante as épocas do ano, o sol se põe em horários distintos, então cuidado redobrado com a escolha do horário, lembre que aquelas após a cerimônia, de céu amarelado, ficam ainda mais lindas se forem feitas no horário correto, instantes antes de anoitecer. Se está planejando casar pela manhã, lembre-se de que o sol pode "castigar" bastante seus convidados em especial durante a cerimonia, sombras naturais são muito bem-vindas, lembre-se de limpar os coqueiros caso estejam na área da cerimônia ou da festa, afinal, você não vai querer que um côco acerte a cabeça de  seus convidados, isso seria muito desagradável e perigoso. 



Decoração

A melhor decoração que um casamento na praia pode ter, é a própria natureza fazendo parte da cerimônia e da festa. Um altar coberto por um carramanchão de matéria prima rústica ou materiais praianos como troncos de coqueiros fazem total harmonia com o ambiente e a simbologia de um casamento na praia. Flores são muito bem vindas sempre, mas para que elas durem belas e exuberantes até o final da festa, certifique-se com seu decorador, de que as flores escolhidas aguentam calor e sol, para que não ocorra a surpresa de estarem murchas durante ou até mesmo antes do casamento começar.

Prefira cores neutras, preferencialmente branco, que contrasta perfeitamente com o azul do céu e mar e a areia.



Iluminação

Depois do horário, uma das grandes chaves e segredos de um casamento na praia, é a iluminação, item que merece um cuidado especial, pois na praia quando o sol vai embora, é rápido demais, e a festa vai ficar literalmente no breu da noite.

Portanto um plano de iluminação bem feito, além de mais charme, trará a possibilidade de "fundo para o visual e principalmente para as fotos". Fotos em qualquer ambiente, inclusive praia, sem iluminação adequada ficarão "visivelmente escuras" ou com "fundo preto".

Então lembre de iluminar adequadamente o cenário, coqueiros, casarões, paredes, arranjos e mesas.




Cardápio do buffet

Se o buffet do seu casamento for servido em horário de almoço ou jantar, pratos com peixe e frutos do mar vão combinar bem com a praia. Comida japonesa também pode no casamento na praia e geralmente sempre surpreende e agrada, uma mesa de sushis e sashimis bem sortidos e variados, além de ser uma delícia, tem um apelo visual perfeito pelo colorido e se for montado com criatividade, pode se tornar uma atração à parte. Mas lembre-se de que não são todos que apreciam as maravilhas da comida japonesa, mantenha no cardápio algumas opções para atender esses convidados.



Pense em seus convidados

Um bom planejamento passa por preparar ou facilitar as coisas para os seu convidados, tais como mapas de acesso, e pontos de referência, pesquise opções de hospedagem com perfis de orçamentos distintos e sempre zelando conforto para seus convidados, para que eles não o precisem fazer, ou caso façam, percebam que você ja fez isso pensando neles.

Informe a data do casamento com pelo menos uns seis meses de antecedência, para que os convidados possam se programar com viajem e estadia. Uma boa forma de informar a data com antecedência para os convidados, é realizando um ensaio fotográfico Pré-Wedding com o seu fotógrafo, e utilizar as fotos para divulgar a data entre seus convidados amigos e parentes, é sucesso na certa. 



 

Gostou dessas dicas?

Então comente aqui embaixo!   Marque seus amigos que vão casar!   Compartilhe!

Basta apertar no "F" do Facebook aqui abaixo

Um grande abraço

Sucesso na organização do seu casamento!