Imagem capa - 6 DICAS PARA UM ENSAIO PRÉ-CASAMENTO PERFEITO por Rafael Figueiró
DicasPara noivas

6 DICAS PARA UM ENSAIO PRÉ-CASAMENTO PERFEITO

Nem todos sabem, mas o ensaio pré-casamento é de total relevância para contar a história do casal, conhecer e gerar mais afinidade com o fotógrafo e, é claro, gerar uma grande expectativa nos amigos, e familiares que certamente estarão presentes no dia do casamento. Porém, em meio a tantos casais apaixonados na sua cidade, no seu trabalho e entre os amigos, é preciso contratar um bom serviço para se destacar. Sendo assim, como fazer um ensaio pré-casamento perfeito?


Fugir do clichê,  não é uma tarefa fácil. Hoje, são infinitos os ensaios pré-casamento que exploram as mesmas coisas de sempre: as famosas plaquinhas de "save the date", momentos no parque mais popular da cidade, balõezinhos, e até mesmo, aquelas poses engessadas e combinadas dentro de estúdios. Muito sem graça, não é mesmo?


Acredito que cada casal possui sua essência, e estilo próprio, que merecem ser retratados de forma autêntica e criativa. Que o ensaio deve ser única e exclusivamente do casal!



Ou seja, se cada casal tem uma característica própria, não faz nenhum sentido repetir poses, adereços e clichês modinha em sua sessão.

O seu fotógrafo precisa, antes de mais nada, ter um olhar atento à interação do casal, de forma que se faça visível nas imagens,  o amor e a intimidade de cada casal.



Portanto, se você quer se surpreender e ter fotos para utilizar antes do casamento e engajar seus convidados, eu preparei 6 dicas para fazer um ensaio pré-casamento perfeito. Confira!



  1. 1. Disponibilize tempo para o ensaio, e estejam descansados



Criatividade e diferencial dificilmente nascem sob pressão. Logo, quanto maior for o tempo disponibilizado para o fotógrafo criar, maior será a chance de criar fotos autênticas.


Sendo assim, ao invés de  1 ou 2 horinhas, que tal passar um turno inteiro com o seu fotógrafo? madrugando mesmo, para aproveitar o nascer ou por do sol ? Ou que tal ainda, fotos diurnas e noturnas no mesmo ensaio?


Quanto mais tempo disponível para fotografar, maior será a chance de gerar fotos espontâneas, bem como de criar cenas mais próximas da real personalidade do casal através das fotografias.


Além disso, ao longo das horas, o casal estará mais relaxado na presença do fotógrafo e a câmera, ficando assim os cliques mais espontâneos e naturais.

Vale lembrar também que um passeio para fotografar, pois é assim que eu entendo, é bem cansativo, portanto é fundamental que o casal esteja descansado e bem alimentado.

Dá só uma conferida nos resultados! Tem dois que eu gosto muito: o da Bruna e do Danrlley, e o da Pollyanna e Silas, que foram passeios feitos em cenários de cachoeiras e rural respectivamente.


  1. 2. Sebo nas canelas! E vamos para a rua passear!



Que os estúdios fotográficos me desculpem, mas a fotografia ao ar livre tem um "tchan" muito mais especial!

Por isso, se me permite te fazer um apelo para ter um ensaio pré-casamento perfeito, certamente é escolher fazê-lo ao ar livre.




No entanto, nada de escolher aquele parque ou praça da cidade que são a primeira opção de todos os outros fotógrafos e casais. Vamos passear e inovar, para que suas fotos sejam diferentes do que todos fazem.

Lembre-se que um ensaio pré-casamento perfeito, é aquele que imprime a identidade e estilo próprio do casal.



Logo, peça sugestões de lugares para o seu fotógrafo, tenho certeza que ele irá se lembrar de espaços que são a cara de vocês.

Cachoeiras, reservas, praias, pedreiras, sítios, casarões e etc... são muitas as maravilhas naturais, urbanas ou rústicas que podem compor o cenário das suas fotos.

Para caprichar no resultado, cogite com seu fotógrafo, a possibilidade de fazer uma pequena viagem e aproveitar todas as belezas e cenários que encontrar pelo caminho!




  1. 3. Aposte em elementos inusitados


Outra boa alternativa para um ensaio pré-casamento perfeito é criar uma atmosfera de inusitado para as imagens.

Para isso, você pode pedir para o seu fotógrafo apelar para sua criatividade e técnica fotográfica que certamente ele domina, dê liberdade para ele, para que a composição  fotográfica possa saltar aos olhos de quem vê.


Vale ressaltar que, para fotos noturnas, além dos flashes do fotógrafo, você também pode investir em luzes pisca-pisca, velas, ou objetos luminosos.



  1. 4. Prepare-se para andar bastante!



Outra boa dica para o ensaio pré-casamento perfeito é estar com calçados adequados para o desafio do terreno escolhido...


Longas caminhadas podem ser necessárias para belas paisagens, e os terrenos podem ser adversos, pedras, areia, mato, lama, água e etc...


Colecionar alguns carrapichos na calça, não será difícil... hehehehe, bem  como manter os pés secos, pode não ser uma opção...


Ou melhor, se manter seco por inteiro, pode não ser fácil... hehehehe





  1. 5. Se for possível, aproveite a noite!



É claro que a luz do fim de tarde pode tornar as suas fotografias encantadoras, mas, principalmente em ensaios que levam uma tarde inteira, que tal esticar um pouquinho e também fazer uns cliques noturnos?

O ambiente da noite é propício para criar um clima romântico e acolhedor nas imagens e, além disso, é ideal para explorar elementos luminosos.



O ensaio pré-casamento fica ainda mais criativo e diferente, quando o fotógrafo precisa imaginar e criar uma luz onde não existe....


Ou então quando ele resolve aproveitar as luzes que só ele consegue imaginar..., 

É possível aproveitar as luzes ambientes disponíveis para compor nas fotos...




6. Sempre permita o seu fotógrafo criar


O boicote artístico é uma das principais angústias da maior parte dos fotógrafos. Sem liberdade criativa concedida por parte do casal, a naturalidade e criatividade, fica presa e comprometida.


Com liberdade, o fotógrafo é capaz de entregar um resultado igual ao que encantou o casal e os levou a contratá-lo.



Por fim, se você ainda não tem um fotógrafo, seja para o seu casamento ou para o seu ensaio pré-casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!


CLIQUE AQUI E ME PEÇA UM ORÇAMENTO!