Imagem capa - Como escolher o fotógrafo do meu casamento? por Rafael Figueiró
Para noivas

Como escolher o fotógrafo do meu casamento?



Sabe quando cai a ficha, e você se depara com a grande dúvida sobre qual fotógrafo escolher para o seu casamento?

Já se lembrou da sua amiga que casou antes de você, e te contou que não gostou das fotos do seu casamento? Ou achou as fotos sem graça?

Você já esteve em um casamento, onde os noivos passaram a festa inteira ou grande parte dela fazendo fotos posadas?

Já ouviu uma noiva no meio da festa dizer que não aguenta mais tirar fotos? Ou até os convidados comentando "mas como essas fotos são demoradas" ?


Se você se identificou com ao menos duas das perguntas acima, então você se já sabe que precisa escolher bem o seu fotógrafo!

E saiba que os melhores fotógrafos tem a agenda bem disputada, e quanto mais perto do casamento você os procura, maior é a probabilidade dele já não ter a sua data disponível. A não ser que ele tenha outros fotógrafos que trabalhem com ele para registrar mais de um casamento no mesmo dia (o que está longe do ideal, afinal você não quer qualquer um fazendo as fotos do seu casamento, não é mesmo? Você quer conhecê-lo e quer que seja ele que vá fotografar.) 



É quando bate aquele desespero... e então se depara com a famosa dúvida: " Qual fotógrafo devo escolher para o meu casamento?" Meu Deus, o que eu faço agora? 

Então vamos lá, vou te ajudar.

Primeiro de tudo, se acalme!

Preste bem atenção nas orientações a seguir, que você verá que há uma luz no fim do túnel!



Antes de mais nada, precisa gostar das fotos do seu fotógrafo, você vai entrar na internet e procurar por fotógrafos de casamento da sua região, entre no site olhe as fotos que estão por lá, nos dias de hoje é inadmissível que um bom fotógrafo não tenha um bom site, se não gostou do que viu, passe para o próximo, se gostou do que viu, olhe novamente para ter certeza que gostou mesmo, e então guarde o nome desse fotógrafo, pois esse merece mais atenção sua.  

Não se preocupe também com qual é a câmera, ou a lente que o fotógrafo utiliza, se ele é um fotógrafo profissional, certamente tem bons equipamentos e que darão conta do recado. Isso é o menos importante, para uma ótima foto, o olho é muito mais importante do que a câmera.

Não se deixe influenciar por indicações persuasivas de cerimoniais, ou qualquer outro profissional que indique para receber BV (Bonificação sobre vendas), a famosa comissão para um indicar o outro, saiba que quem pagará essa comissão, é você noiva. Saiba que parcerias existem, mas fuja das indicações com BV. Portanto noiva, fique atenta a esse tipo de coisa. 

Já sei, você está preocupada com o preço do seu fotógrafo, né? Pois esqueça do preço nesse momento, acredite, gostar das fotos e do estilo de imagem do fotógrafo é o mais importante de tudo. Você não precisa ser especialista em fotos para perceber se uma imagem passa uma boa mensagem ou não, se ela passa ou não emoção. Analise não apenas fotos de momentos básicos como beijo, e alianças, procure fotos espontâneas, com sorrisos, gargalhadas e abraços emocionados, essas fotos contam muito da história do casamento. 


Busque referencias sobre como é o trabalho do fotógrafo, se ele é profissional, isso é muito importante, veja se ele possui depoimentos de várias noivas ou casais, leia um a um, o que falam sobre ele e chegue a sua própria conclusão.

Uma alternativa é buscar no site "www.casamentos.com.br", o maior e mais conceituado site de fornecedores e serviços para casamentos do Brasil, os principais fotógrafos certamente estão lá, e lá as noivas e noivos fazem depoimentos para cada fornecedor, após seus casamentos, não apenas para fotógrafos, mas também para decoradores, cerimonial, sonorização, buffet, doces, bolos, casas de festa e etc...

Outra boa dica é fazer um "test drive" com o seu fotógrafo, que tal fazer um ensaio antes de contratá-lo? Assim você pode avaliar o comportamento, educação, forma de trabalhar, e o resultado das fotos, estilo, qualidade, criatividade, perceber se seu fotógrafo é capaz de criar imagens não óbvias, e assim conseguirá ver se você se identifica. 


Gostando do resultado, vai fundo, pode contratar, pois se aprovou o que seu fotógrafo conseguiu criar, certamente no dia do casamento ele utilizará a mesma linguagem.


O grande segredo de escolher um bom fotógrafo, é pesquisar, não escolher pelo preço a ser pago, mas sim pelo valor do olhar que ele é capaz de trazer para as imagens do seu casamento. E como ele poderá fazer com que você veja e se encante com o que você não viu no dia, porque estava emocionada(o) demais para perceber.


Gostou dessas dicas?

 Então comente aqui embaixo!   Marque seus amigos que vão casar!   Compartilhe!

Basta apertar no "F" do Facebook aqui abaixo

Um grande abraço

Sucesso na organização do seu casamento!


Rafael Figueiró - Fotógrafo de casamentos